A Associação dos Assistentes de Educação do Estado de Santa Catarina teve sua origem na necessária e urgente busca pela valorização, em um primeiro momento financeira da categoria.
Foi em meados de 2009 que a busca pelos direitos dos Assistentes de Educação começou a se difundir pelo Estado através de um grupo formado na regional de Criciúma e liderado pela Assistente de Educação Amábele Tavares Bonadeu, o qual tinha por objetivo naquele momento rever o texto de um projeto de Lei que encontrava-se em análise na Assembleia Legislativa do Estado. O referido projeto concederia uma gratificação de 30% para categoria. O motivo inicial era posicionar os deputados visto que se o texto fosse votado como estava no projeto original, os AEs receberiam os 30% de gratificação, porém perderiam os 25% que já recebiam, tornando assim o aumento real de apenas 5%. Este grupo então começou a buscar respaldo com lideranças na ALESC e também divulgando para que todos os AEs do Estado buscassem opinar a seus deputados para que fosse alterado o texto do projeto.
Paralelo a isso, na mesma época, surgia o site dos Assistentes de Educação, idealizado pelo Assistente de Educação Helinton Kachinsky, o qual tinha por objetivo mostrar o trabalho da categoria e criar uma espécie de rede de ajuda entre todos os profissionais da área no Estado. Foi através da página on-line que houve uma divulgação do trabalho que grupo de Criciúma já realizava, fazendo com que um grupo de cerca de 35 Assistentes de Educação de diversas partes do Estado estivessem presentes na votação do PLC 015/2009, posterior Lei Complementar 457/2009, a qual trouxe a tão necessária valorização financeira para categoria.
ALESC em 15/07/2009, após a votação da PLC 015/09