Notícias

DICAS PARA OS ASSISTENTES DE EDUCAÇÃO ORGANIZAR O TRABALHO REMOTO

16/04/2020 - por MIRVANE FERNANDES RODRIGUES
DICAS PARA OS ASSISTENTES DE EDUCAÇÃO ORGANIZAR O TRABALHO REMOTO

Trabalhar em casa tem uma série de vantagens, principalmente em relação à qualidade de vida! Especialmente diante do quadro que estamos vivenciando hoje. Além de se prevenir e de proteger as pessoas próximas de você, você não pega trânsito, pode fazer o seu horário e trabalhar confortavelmente... Só precisa se atentar para alguns cuidados...

É muito mais fácil se distrair, perder a motivação, se sentir um pouco solitário e, apesar do que as pessoas pensam, demandar mais horas por dia do que se estivesse cumprindo expediente na secretaria escolar.  Sim, se você não tiver disciplina e organização, tudo poderá se tornar uma grande armadilha.

Para evitar que isso aconteça, decidimos compartilhar com os Assistentes de Educação, dicas que possam auxiliar na organização do trabalho remoto, para que não percam o foco:


1. LUGAR IDEAL


O ideal é que o espaço de trabalho em casa pareça com um escritório.. Um ambiente silencioso, iluminado e ergonômico para trabalhar. Mas, muitas vezes, você não terá um ambiente disponível para isso. Então, vale sim, utilizar a mesa da cozinha, a mesa da sala de jantar ou até mesmo o sofá da sala, caso não haja realmente outra opção. O único lugar que não recomendamos é a cama, pois o conforto da mesma e a sensação de descanso ficará em você, ao ponto de prejudicar sua produtividade. 


2. FERRAMENTAS EM MÃOS


Você vai precisar de um notebook ou Computador para entrar no SISGESC, organizar a folha de pagamento, conferir espelho de pagamento, responder e-mails, fazer processos, buscar informações. Enfim, será sua principal ferramenta de trabalho em casa. Organize também caderno para anotações, lápis, canetas, materiais que julgue necessário para a realização do trabalho.

3. MUITO ALÉM DA ESTÉTICA

Manter um home office organizado vai além da questão estética, pois influência também na concentração e no aumento a produtividade. 

 

4. ROTINA DE HORÁRIO

Fazer home office não quer dizer trabalhar 24h por dia ou o oposto: não ter horário de dedicação. Muito pelo contrário!!! Sua disciplina precisa ser a mesma ou até maior do que teria se estivesse na secretaria escolar. Estabeleça seu horário produtivo e foque. Não distraia com as tarefas de casa. Se for de sua vontade, informe a direção e aos professores que é nesse horário, que você estará à disposição para auxilia-los.

5. PIJAMA E PANTUFA NÃO PODE!

Troque de roupa como se, de fato, fosse sair para trabalhar. É claro que você não precisa vestir a melhor calça, o terninho preto, nem usar salto alto. Mas tirar o pijama para não deixar o dia de home office com cara de domingo preguiça, sim, isso é essencial.


6. EVITE AS DISTRAÇÕES


TV, redes sociais, conversas com familiares ou qualquer outra coisa que possa tirar o seu foco, elimine. As fotos dos seus amigos nas atividades de quarentena, não vão ajudar a terminar o seu trabalho e a atingir seus objetivos. Reserve momentos específicos para checar as redes sociais durante o expediente. 


7. COMUNICADO IMPORTANTE


Se você não mora sozinho e tem família em casa durante o expediente, avise a todos sobre seu período de trabalho e peça para não ser incomodado. Seja firme (Ou, ao menos tente)!


8. TENHA METAS DIÁRIAS


Faça uma lista das atividades que você precisa fazer naquele dia. Crie suas metas diárias (Ex: fazer fechamento da folha; Montar processos; Ler e responder e-mails; atualizar informações no sisgesc...). Com essa lista em mãos, você entenderá melhor a necessidade de manter o foco em tudo que precisa ser realizado.


9. VÃO ACHAR QUE VOCÊ NÃO ESTÁ TRABALHANDO


Sim, isso vai acontecer com frequência. Você vai ouvir as seguintes frases: "Trabalhar de casa é mole! ' ou "Ah, agora você pode assistir aquela série da Netflix a tarde né?!" ou até "Mãe, faz um lanche agora para mim?". E por ai vai... Você precisa entender e fazer com que entendam que de tal hora a tal hora você está trabalhando e não pode fazer pausas a qualquer instante) #foco, #disciplina e #organização, lembra???  


10. MESA SEMPRE LIMPA E PASTAS IDENTIFICADAS


Evite acumular papéis e deixar objetos espalhados. Utilize bandejas ou pastas e categorize de acordo com a sua necessidade de identificação (Ex: Pasta para Portarias/ Decretos/ Informações; Pasta professores; Pasta Aluno). Essas pastas também podem ser criadas no google drive (para organizar as informações referentes a cada seguimento que atendemos na escola). Isso facilitará o trabalho quando precisar pesquisar ou voltar para escola.


11. LEMBRETES A VISTA


Utilize quadros e lousas para anotar avisos e lembretes. Aproveite para utilizar a agenda da ASAESC.


12. UTILIZE FERRAMENTAS GRATUITAS PARA REUNIÕES E ATENDIMENTOS ONLINE


Durante os próximos dias o contato físico está restrito, por isso precisaremos nos adaptar as tecnologias para continuarmos realizando nossos atendimentos. Algumas ferramentas podem ser usadas gratuitamente (skype, zoom, whereby, hangout, chamadas de vídeo whatsApp, etc...) permitindo reuniões online com vídeo, compartilhamento de tela e chat. Não tenha medo da tecnologia porque ela será uma grande aliada neste momento.

 

Resiliência e foco neste momento. Se prepare, não deixe de produzir, ouse, seja

criativo e não perca a fé! Logo, logo isso tudo vai passar!