Cuidado com a tentativa de golpe via WhatsApp
04/05/2023 - por HELINTON KACHINSKYAssim como ocorreu em 2022, novas tentativas de golpe contra os servidores públicos que têm processos tramitando na justiça estão sendo realizadas por criminosos. A informação é do escritório de advocacia SLPG – Advogados e Advogadas, que trouxe mais novidades sobre o caso, confira:
Como funciona a tentativa de golpe?
Uma mensagem de texto é encaminhada ao cliente via WhatsApp por uma pessoa que se identifica como secretária de advogados do SLPG e diz estar entrando em contato para informar a liberação de pagamentos. Para tentar ganhar a confiança do cliente, o criminoso menciona dados pessoais do cliente, como nome completo e CPF, assim como o processo, que por vezes é até verdadeiro.
Quando há interação do cliente, o criminoso tenta convencê-lo de que para receber os valores é preciso realizar o pagamento de custas ou honorários, e é aí, quando o pagamento é realizado, que o golpe se materializa.
É importante lembrar que o escritório SLPG que não entra em contato com os servidores por meio de celular particular para informar pagamentos. E, além disso, já realizou um boletim de ocorrência e já apresentou representação perante o Ministério Público.
O canal oficial de contato com o escritório via WhatsApp é pelo telefone fixo (48) 3024-4166 e as informações sobre pagamento ocorrem via carta, telefone ou e-mail (sempre com o domínio @slpgadvogados.adv.br), ou por meio das entidades sindicais e associativas que intermediaram os processos, como é o caso da ASAESC.
Fique atento! Se receber mensagens com as características citadas acima desconfie, não envie documentos e jamais faça depósitos, pix, ou qualquer forma de pagamento requerida.
Na dúvida entre sempre em contato com a ASAESC.