A IMPORTÂNCIA DA ERGONOMIA PARA A SUA SAÚDE!
02/09/2019 - por GLADYS DOS SANTOS ALCANTARAAo começar a ler este artigo você provavelmente está sentado em uma posição que não é a melhor para sua coluna, mas parece ser mais confortável. Porém, a repetição de uma postura ruim durante as horas passadas no trabalho pode resultar em problemas para a sua saúde.
A rotina profissional não deve ser a razão de qualquer problema de saúde. Dessa forma, a ergonomia no trabalho é fundamental para evitar as lesões causadas pelos esforços corporais repetitivos.
E isto não é importante apenas para os funcionários; é uma questão de produtividade. Logo, o ambiente de trabalho ergonômico é aquele que consegue extrair dos colaboradores o conforto necessário para que o exercício de suas atividades seja muito bem aproveitado.
Confira algumas dicas da UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles):
- Mantenha boa postura quando usar o teclado. Use uma cadeira que tenha suporte para as costas
- Mantenha seus pés apoiados no chão ou em um suporte apropriado para apoiar os pés. Isso ajuda a reduzir a pressão sobre as costas.
- Evite girar ou inclinar o tronco ou o pescoço ao trabalhar. Itens de uso frequente devem ser posicionados diretamente a sua frente em um anteparo para cópias.
- Mantenha seus ombros relaxados, com os cotovelos junto ao corpo.
- Evite apoiar seus cotovelos em superfície dura ou na mesa. Use pequenas almofadas se necessário.
- O antebraço deve ficar alinhado em angulo de 100 a 110 graus com o teclado de modo a ficar em posição relaxada. Trabalhando com o computador isso requer que o teclado fique em posição inclinada (a parte de trás do teclado, que fica mais próxima a você deve ficar mais alta que a parte da frente, isto é, a que fica mais próxima ao monitor) durante o trabalho.
- Os pulsos devem ficar em posição neutra ou reta ao digitar ou usar algum dispositivo de apontamento ou calculadora. Movimente seus braços sobre o teclado e os apoios para os pulsos enquanto digita. Evite permanecer com os cotovelos sobre a mesa ou os sobre os apoios. Isso evita que os pulsos sejam forçados a assumir posições para cima, para baixo e para os lados.
- Faça pausas freqüentes durante o dia. Estas pausas podem ser breves e incluir alongamento para otimizar os resultados. A cada duas ou três horas levante-se, dê uma volta e faça uma atividade alternativa.
- Diminua o número de movimentos repetitivos. Isto pode ser feito com auxílio de teclas de atalho e com o uso de programas especiais para esse fim. O uso de combinações de teclas também em muito contribui para reduzir o uso do mouse e de cliques.
- Altere as tarefas a fim de não permanecer com o corpo na mesma posição, por tempos prolongados, durante o trabalho.
- Nunca segure caneta ou lápis nas mãos enquanto estiver digitando.
- Descanse seus olhos olhando, de vez em quando, para objetos diferentes enquanto trabalha.
- Ajuste e posicione o monitor de modo que ao olhar para ele seu pescoço fique em posição neutra ou reta. O monitor deve ficar diretamente a sua frente. A parte superior da tela deve estar diretamente à frente de seus olhos de modo que ao olhar para ela você olhe levemente para baixo.
- Regule o monitor de modo a evitar brilho excessivo. Evite também reflexos de janelas e outras fontes luminosas.